sábado, fevereiro 12, 2005

Psicologia infantil

Hoje de manhã, estava eu a sair de casa e presenciei um daqueles comportamentos humanos que ninguém percebe muito bem a sua lógica. Vinha um casal com o seu filho, que deveria ter 4/5 anos, na minha direcção. O miudo vinha distraido a brincar com qualquer coisa que trazia na mão, quando de repente tropeça no passeio e dá um malho, mesmo daqueles valentes. Para meu espanto o puto nem se queixou, nem uma lágrima verteu, aguentou-se mesmo bem, o que é que a mãe resolveu fazer para o premiar, enfia-lhe com dois bufardos nos olhos que é para aprender a não tropeçar nos passeios. Escusado será dizer que o cimento do passeio doi menos do que dez dedos na tromba e desatou aos berros. Isto fez-me lembrar, aqueles electrodomesticos que quando não funcionam, nós damos duas palmadas para aquilo funcionar, parecia que o puto estava estragado e a mãe deu-lhe dois abanões para ver se estava bom,"Ah tá a chorar, tá a funcionar" Agora eu pergunto: Que raio é que aquela mãe queria ensinar ao filho com aquilo???

3 comentários:

Inês Ramos disse...

É revoltante e desgostante que haja pessoas que descarreguem a sua raiva e frustrações em cima de criaturinhas inocentes, que não têm culpa mas são vítimas fáceis, porque são mais pequeninos e indefesos. Este teu «post» entristeceu-me. A culpa não é tua. O que me entristeceu não foi ter tido conhecimente deste infeliz caso que presenciáste mas sim saber que cenas destas acontecem todos os dias a todas as horas e um pouco por toda a parte. :(

A Besta disse...

Realmente é muito triste e é complicado estabelecer até que ponto nos podemos intrometer nestes casos de violência familiar.

Anónimo disse...

bom simplesmente ela não estava no dia dela... bom você só acompanhou a cena ali e antes você sabe o que aconteceu... sei que não justifica.. mais já ficou atarefado ao ponto de não ter nenhum espaço pra na sua mente pra pensar... bom como disse não justifica o menino ter apanhado, mais também, não podemos julgar essa mãe. Afinal o filho não é meu!!!