terça-feira, janeiro 25, 2005

O que é um punk?

O movimento punk nasceu no inicio dos anos 70, mais ou menos ao mesmo tempo nos EUA e na Inglaterra. Este movimento caracteriza-se por uma maneira de estar na vida muito propria, que tambem é demonstrada através da musica. Naquela decada, os punks aparecem de meios desfavorecidos, revoltados com a sociedade e com a falta de oportunidades e de igualdade e criam um estilo de musica baseda em 2/3 acordes, para pura diversão mas também para apontar o dedo aos podres da sociedade. Eram jovens com vontade de expressar a sua revolta e raiva para com o mundo. Bem , esta merda não é nenhuma aula de históra da musica, por isso vou directo ao assunto. Neste sábado que passou fui ao Barco, o bar Porto Rio em Massarelos, para assistir a um concerto de reunião de uma das bandas de punk portuense mais miticas, os "Renegados de Boliqueime". A abrir o concerto estava uma banda chamada (vá-se lá saber porquê), "Soda Kaustica". Conheço membros da primeira banda, por isso resolvi dar lá uma espreitadela, para ver se estavam muito enferrujados. O cenário que eu encontrei foi este: Logo para começar, na revista para entrar no bar, foram apreendidos objectos que faziam falta a qualquer cozinha, ou até mesmo para uma matança do porco, mas que nada tinham a ver com um concerto de musica. Facas de cozinha????? Para quê??? Bem, nem quero saber. Também gostei de ver as cristas dos punks, que não se preocupam com as paneleirices do resto da sociedade, tal como cuidar do cabelo durante meia hora, porque toda a gente sabe que uma crista de manhã, quando eles acordam, já está no ar. Havia um choque de gerações lá dentro, tavam lá os da velha guarda, que realmente acredito que se juntaram ao movimento porque existia alguma revolta dentro deles, não sei com quê, mas o que é certo é que existia porque ainda hoje continuam revoltados e ninguém consegue andar tanto tempo revoltado sem razão, digo eu. Depois havia também aqueles mais jovens que a unica revolta que podem ter, é não terem nada para se revoltarem, o que é muito transtornante para um jovem. Falando do concerto propriamente dito, foi uma autêntica desgraça. O meu cerebro não aguenta ouvir durante tanto tempo seguido os mesmos acordes. Eu gosto muito de musica, incluindo algum punk dos 70 (esse era bom), mas aquilo foi deprimente, mais deprimente do que ouvir uma das minhas bandas favoritas durante horas a fio, os "My Dying Bride". Aquilo era o caos pelo caos. Não encontrei uma razão para tanta revolta. Sai antes de acabar; já não aguentava mais.

5 comentários:

alguém disse...

renegados do boliqueime e soda kaostica... ha muito que nao ouvia falar dessas duas bandas! se queres que te seja sincera acho qu eo movimento punk ha muito tempo que ja acabou! chgou uma altura em que ser-se punk parecia moda.. ter uma crista ou dois ous tres sikes era giro... mas muitas dessas pessoas nunca entenderam realmente o verdadeiro significo dos ideias.
nem sempre o punk foi sinal de revolta!

A Besta disse...

Eu gosto de punk e conheço punks, incluindo os renegados. Foi só uma caricatura do que lá se passou que não foge muito à realidade, reflexo talvez da saudade de ver um bom concerto punk, talvez por culpa do publico que apesar das cristas, tinham pouco de punk.

Inês Ramos disse...

Eu gosto de Ramones!... Eu nos meus tempos tive uma banda de «Death Metal»... O "Death Metal" é um estilo muito peculiar. Quando tocas numa banda destas as pessoas ou pensam que tu és mesmo muito bom, ou que és mesmo muito mau ou que és razoável... Nós eramos razoáveis. As bandas de «Death Metal» têm nomes macabros e extremistas... Mortuary, Obituary, Crematory... Nós não eramos tão extremistas por isso optamos pelo nome "Injury". Mas pouco tempo depois trocamos de nome para «A Cappela», quando saímos da loja de penhores...

Anónimo disse...

BEm eu sou da banda Soda Kaustica, e digo que o que escreveste é a maior palhaçada que ja vi na minha vida.
conheces pessoal de renegados? entao devias ter muita vergonha do que disseste, e verdade que nem tds eram punks, TU TAMBEM NAO ERAS, ou agora precisamos de ser todos punks para ir em concertos de punk?
ja agora, aquele concerto foi um benefit para a associação eco-libertaria (e anarquista) Terra Viva!, caso nao saibas o que essa organizaçao faz digo-te já que lida com muita merda, incluindo pessoal de bairros desfavorecidos onde tu nem sequer arriscarias a por la os pes, e nos, nos... tamos mortos, porque o punk morreu e ja nao ha razao para gritar, mas tu nao deves ver pobreza, nao deves ver pessoas bcomo o bush, nao deves ver nada,
es um egocentrico, egoista de merda
assino aqui como Brett
tenho toda a consciencia daquilo que escrevi, e sei que stou certo quanto as minhas convicçoes, ja troquei muitas ideias e opinioes...para te mandar á merda!

ps:quando fizeres outro coment tenta te fundamentar melhor e compreender as coisas

MaaH disse...

Mais que ridiculo,não sabe o que esta falando!!
Guarda pra vc esses comentarios idiota!!
:p